quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Seriam lágrimas divinas ?

A água escorreu e ainda desce do céu de Santa Catarina incessantemente por vários dias. Quase dois meses de chuvas. Será que são lágrimas divinas? O resultado é grande tristeza e desolação. Enchentes, mortes e destruição que varrem sonhos e esperanças.
Na grande Florianópolis e no restante de SC, aulas foram suspensas, muitas escolas servem de abrigo para desalojados. Demoro agora 30 minutos a mais que o costume para ir ao trabalho. Atalho forçado por conta dos desmoronamentos de encostas e bloqueio de vias de acesso as Br´s e SC´s. Tenho parentes que estão "sitiados" em Blumenau visto que a cidade está sem luz, água e inundada. Assim como tantas outras cidades catarinenses que estão "alagadas".
Os meios de comunicação veinculam a todo momento notícias de desalento e tristeza das famílias que perderam bens materiais, ou pior, entes queridos. São as vítimas da situação climática de chuvas intensas. Viagens de outros lugares para SC estão com horários suspensos ou regrados.
Nestas horas me questiono se toda esta situação seria vingança da natureza frente ao descaso humano à proteção ambiental. Há como prever estações climáticas atualmente ?
O alento é que o homem busca forças para se "recompor" destas "desgraças" através da solidariedade individual e até governamental. Seriam lágrimas divinas dando o alerta?
Infelizmente, a humanidade, por vezes, tem que aprender por vias tortas que é apenas parte da natureza e não superior à ela.

Andressa.

7 comentários:

VIDA MIA disse...

Primeiro fico feliz em saber que vocês estão "bem", olha Andressa concordo em genero numero e grau no teu questionamento se tudo que esta acontecendo realmente não é um alerta ao nosso descuido com a natureza, acredito muito que grande parte disso seja este crescimento descontrolado das cidades sem realmente um bom planejamento ... enfim pode ser que por mais triste que seja tudo isto que esta acontecendo sirva para que seja pensado bem melhor antes de medir forças com a natureza ... era isso bjs

Anônimo disse...

abraço
se cuidem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A culpa de toda essa calamidade é do governo que não cumpre as promessas de campanha, de nós que não votamos direito e de nós mesmos que muitas vezes somos mesquinhos.

É nossa culpa quando não reciclamos nosso proprío lixo, quando desmatamos as encostas dos morros que protegem nossas rodovias e casas, quando desviamos o curso do rio para nosso e único benefício, resumindo quando tapamos o sol com a peneira.

Deus só está abrindo nossos olhos ou melhor refrescando nossas idéias.

Unknown disse...

Sem sombra de dúvidas, um grande descuido e principalmente um descaso com a natureza e seus recursos, estamos sobre-carregando o nosso meio físico com nossos bens de consumo, modelo insustentável, que convenhamos...nunca precisamos de tantas coisas para viver, basta olhar para nossas coisas, tudo isso foi fabricado e explorado de algum lugar, perdeu-se o controle de tudo, esquecemos de nos preocupar com nós mesmos e com os nossos, para nos preocupar e TER cada vez mais, as catástrofes naturais são sim consequências do mau uso do ambiente... é a natureza devolvendo o que é nosso, imaginem só o que a vida vai nos devolver...modelos insustentáveis.

Abraço

Unknown disse...

Primaaaa...achei que nunca ia passar por uma situação desta...
Blumenau parece que passou por uma guerra, mas estamos bem e sem demais danos...
Esperamos que a chuva pare e colabore para a reconstrução da cidade!!!

Saudades!!!

Unknown disse...

cryinMisto de tristeza e alegria, esse é o resumo de dias acompanhando notícias pelos meios de comunicação, das notícias que os amigos nos mandam, enfim da tragégia que está acontecendo em SC.
Tristeza por ver que o homem ainda não se deu conta que a natureza cobra um preço caro por não cuidarmos dela com o carinho que quem nos dá o sutento mereçe; tristeza por acompanhar notícias de saques a comércios, lares abandonados contra a vontade de seus moradores; tristeza em saber que há pessoas capazes de cobrar R$ 5,00 por um litro de água mineral ou R$ 150,00 por um botijão de gás...
Por outro lado fico feliz em ver desabrochar nas pessoas atingidas uma superação incomum pra recomeçar; feliz por ver, aqui do RS, a grande corrente de solidariedade que se formou pra ajudar os irmãos catarinenses.
Fica a esperança que a vida roubada de dezenas de inocentes sirva-nos de alerta. É tempo de repensar ações e conceitos.

Parabéns por mais este texto maravilhoso.

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...