quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Listão da UFSM

A divulgação do listão da Universidade Federal de Santa Maria é sempre um grande acontecimento na cidade, esperado com ansiedade por muitos. Santa Maria completa mais um ciclo de vestibular da Universidade que todos sonham entrar. Impossível ficar alheio a este fato visto que a cidade “transpira” a divulgação do vestibular, seus gabaritos, ponte de corte, classificados, etc.
Fiquei imaginando a decepção daqueles que passaram “no corte” e agora são suplentes. A tristeza dos muitos que nem no “corte” conseguiram passar. O vestibular é um funil sem precedentes. Mesmo com a ampliação das vagas pelo surgimento da Unipampa ainda é grande a demanda e poucas vagas. Foram mais de 15 mil candidatos reprovados.
Recomendo aqueles que ainda estão “a margem” da ingresso na Universidade Federal de Santa Maria que se aproximem da universidade. Ela é pública. Muitas vezes as nossas escolhas estão pautadas pelos anseios dos outros. É assim que muitos que entram na universidade se decepcionam depois de um ou dois semestres de curso.
Até para ter mais vontade e dedicação de estudo no próximo concurso vestibular (e não perder tempo na vida) é importante conversar com acadêmicos do curso a qual almeja, com professores e profissionais. É preciso perder “o receio” de ir ao campus. Não tem como se limitar só a Feira das Profissões. Ela não informa tudo.
Além disso, é preciso ter consciência de que a ensino público no país passa por uma crise enorme. Somos vítimas da falta de organização, ética e responsabilidade política para com a educação. Os acadêmicos da UFSM estão em aulas em pleno janeiro e fevereiro de 2007 do verão sufocante e quente de Santa Maria, em decorrência da greve de muitos meses em 2006 que estava pautada pela defesa do ensino público e por melhores salários dos profissionais da educação e técnicos administrativos.
O vestibular é mais uma etapa das muitas da vida. Mas o processo é mais amplo. É preciso ter conhecimento disso e não ficar passivo a questões que envolvem muito mais que uma prova, o ponto de corte, é preciso exigir educação de qualidade, ter consciência das questões que envolvem os bens públicos e cobrar mais ética na política.
Aos mais de 15 mil candidatos que não conseguiram conquistar a vaga na Universidade Federal de Santa Maria em 2007 fica o desejo de boa-sorte no próximo concurso e as dicas: repensar as escolhas e se aproximar da UFSM. Ao listão 2008...

Andressa da Costa Farias
Texto publicado no jornal A Razão (de Santa Maria-RS) no dia 30 de janeiro de 2007.
www.arazao.com.br

Nenhum comentário:

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...