quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um dia aos amigos!

Dia 20 de julho é o dia do amigo. É bom ter uma data para celebrar homenagem aqueles que tornam a vida da gente mais leve, mais doce, mais bonita. Não sei se na verdade as pessoas tem tantos amigos quanto imaginam mas os que eu tenho considero extremamente especiais. São vários, injusto seria citar nomes. Porém é para eles que dedico este texto.
Justamente no dia do amigo recebi o carinho especial de um almoço pago por uma querida e desprentenciosa amiga. Antes foram horas de bate-papo sobre leitura e autores.
Aqui me vem a lembrança de tantos outros momentos significativos a partir de gestos, delicadezas e solidariedades dos meus amigos.
Houve uma vez que saí uma quadra na chuva para deixar a minha sombrinha para a gentil amiga continuar seu trajeto para casa sem se molhar. Nada mais justo de fazer com aquela que eu dividia balas de morango e suco de laranja nos recreios de segundo grau.
Na minha infância lembro de duas amiguinhas que "brigavam" para me dar a mão na hora da fila. A professora gentilmente fez um esquema de revesamento. Outra vez ainda na infância quando não me senti bem para continuar em sala de aula foi uma amiga sincera e preocupada comigo que me guiou pela mão até minha casa (eu estudava pertinho do colégio).
Ou ainda aquela carona de moto mesmo numa chuva torrencial a fim de que eu não perdesse o "ônibus" que me levaria para outros lugares. Ou aquele casaco que me cobrisse do frio. Ou o livro emprestado. Etc....
Seriam tantas ações de amor, carinho e solidariedade de tantos amigos que eu não conseguiria acabar este texto descrevendo. Mas o que importa é que gostaria de deixar claro que amigos são fundamentais. São aquelas pessoas que vem para nossa vida para nos fazer bem e podem ser também parentes, vizinhos, colegas de trabalho, de estudo, etc. Não importa. O importante é saber que quando se tem amigo não estamos sozinhos e a vida então se torna mais leve, mais viva mais doce de ser vivida. Além do dia 20 de julho é bom contar com os amigos todos os dias.

11 comentários:

Unknown disse...

É flor!
Ter amigos é essencial para qualquer ser humano que possua sentimentos. Não somos uma ilha...nos desenvolvemos a medida que há a troca com o outro através de conversas, gestos, sensações.
Penso que o difícil nisso é construir amizades verdadeiras, difícil porque quanto mais envelhecemos mais desconfiados ficamos e maior parece a coragem do outro em nos fazer mal.
Mas quando uma amizade se fortalece e enraiza em nossas vidas parece não haver mais nada de complicado, simplesmente porque os amigos tem essa qualidade de fazer com que passemos a nos sentir abrigados e amparados na sua amizade.
Conte comigo sempre que precisar...se quando não...
:)

Beijos!

Unknown disse...

Oi minha linda,tuas palavras, teu sorriso, tua compreenção já diz tudo¨Amiga¨,você minha Dê foi, é e sempre será minha amiga de coração aquela lindinha que muito carreguei no colo por mais pequena que eu era também, mas foram momentos de minha vida que jamais esquecerei te amo muito!!!!!!!!

Ninah S. M. disse...

Oi!
Amigos são essenciais para uma vida feliz e completa! Nossos amigos são irmãos que Deus se esqueceu de nos dar. Com toda certeza, amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco mesmo que não seja fisicamente. Quando a amizade é verdadeira só a lembrança de um grande amigo nos faz sentir especial!
Grande beijo

Kaká disse...

Lindo texto!
Me remeteu aos tempos de colégio e àquelas pessoas amigas que por um motivo ou por outro trilharam rumos diferentes, que hoje falo pouco ou quase nada, mas que sei que pensam com todo carinho em mim assim como eu penso nelas...Mas bom mesmo na vida é essa conquista de novos amigos pelos caminhos por onde vamos passando, sem esquecer os antigos, é claro, pois existem amigos pra todas as horas e de todos os tipos, mas cada um tem a sua importancia. Amo todos meus amigos! Beijão

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Salete Cordeiro disse...

Oi, Andressa, tenho acompanhado o que vc escreve, e gosto muito de seu estilo.
Um abraço
Salete Cordeiro

Tang disse...

Sabe que imaginei a cena da sombrinha? Na verdade imaginei tudo q vc falou, tamanha honestidade das palavras... É tão bom saber que temos, ou até tivemos, pessoas assim em nossas vidas.... Bjos lindinha, eu não tenho mais tempo de escrever, mas busquei algo legal pra colocar no meu blog... Passa lá! bjinhos!

http://monviesurlemur.blogspot.com/

Unknown disse...

Adorei seu texto sobre amigos!!!
Mais do que isso: fiquei muito feliz em saber que faço parte dele.
Realmente os amigos são tudo de bom em nossas vidas, são eles que nos proporcionam momentos maravilhosos como aquele que tivemos. Adorei ter passado aquela manhã com vc...são raras as pessoas que acrescentam e fazem a diferença em nossas vidas, já virei sua fã!!
bjuss, te adoro muuuito

Letícia Costa disse...

Poucos e bons, esse é meu lema para amigos. Depois de tantas decepções aprendi que não é fácil ter e manter amigos. Não é qualquer pessoa que vai fazer a gente conseguir aceitar todos os seus defeitos e realçar as qualidades. Eles fazem tudo melhor, sinto falta das melhores amigas e amigos, a distância me levou esses momentos de prazer, mas o importante é continuar cultivando-os e não perder as oportunidades de estar perto deles...
Beijos prima!!!

Marcelo De Franceschi disse...

Isso dae, amigos são os que da pra contar todos os dias. =)
Abrass

Anônimo disse...

Parece, que na maioria das vezes,somente nós mulheres somos abertas a este tipo de declaração sobre amigos. E os homens o que ele pensam sobre o assunto? "Será que o pensamento machista está presente?

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...