sábado, 19 de maio de 2012

Sobre autores, textos e atualização do BLOG

Ter que trabalhar no sábado pela manhã teve suas compensações. Uma foi lembrar que tenho um blog e que pessoas o visitam. Esta alegre constatação partiu do colega de trabalho e professor de Inglês que falou ter deixado comentários neste Blog. Muito envergonhada confessei que não havia ainda notado tal ação. Sinal que precisava atualizar este espaço, este cantinho. E visitá-lo. Afinal, através do Blog já conheci tantas pessoas especiais.
Um dos quais me presenteou nesta semana com um livro muito bom "Caiu na Rede" de Cora Rónai (2006). A autora é jornalista de O Globo e se dedicou a investigar a autoria de diversos textos que circulam pela internet e são atribuídos a autores conhecidos como Martha Medeiros, Luis Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabor quando na verdade não o são. Isso tem causado constrangimento aos autores conhecidos e as vezes reconhecimento indevido. A autora entrevista-os no final do livro para darem seus esclarecimentos. Excelente iniciativa. Quantas vezes são repassadas mensagens sem verificarmos realmente a autenticidade e autoria ? A internet é terreno fértil para isso. Infelizmente !
Um dos textos que me chamou a atenção e recebi também nas correntes de internet é "Ode aos Gaúchos" de autor desconhecido e injustamente atribuído a Arnaldo Jabor. Este texto foi e ainda é repassado insistentemente, sobretudo por quem é gaúcho. Eu já recebi inúmeras vezes. E apesar de ser gaúcha não concordo com a mensagem. E não repassei (ainda bem!). Aliás, não gosto de nenhum tipo de texto que exalta as qualidades e manifestações linguisticas e culturais de uma determinada região do Brasil como se fosse melhor que as outras. Jabor confessa que sempre que vai ao RS parabenizam ele pelo texto e isso lhe causa muito desconforto, pois como relatar abertamente que aquela série de elogios ao RS e a atitude de gaúcho não é de sua autoria quando se é elogiado por tal produção textual ? Fato terrível.
O livro faz um alerta muito importante. Não se deve repassar textos que tenham atribuição a autores conhecidos sem checar devidamente a fonte. Isso é no mínimo anti-ético.A autora esclarece que a internet é terreno propício para tal ação e desfazer os equívocos a tempo é bem difícil. Outro caso cérebre é a mensagem "Filtro Solar" atribuída no Brasil ao Pedro Bial quando na verdade surgiu de um discurso aos formandos americados e a autoria pertence a Mary Schimich, do Chicago Tribune.
Mensagens bonitas, engraçadas, importantes podem e devem ser assinadas pelos seus verdadeiros autores. É até criminoso um texto interessante ter o autor retirado em detrimento de outro conhecido para "fazer mais sucesso". É necessário e importante termos cuidado com mensagens, textos e questão de autoria, sobretudo em tempos cibernéticos.  Autores desconhecidos não existem. E se repassar este importante recado cuida para não trocar meu nome no final. Ok ?

Andressa da Costa Farias.

Texto publicado no Jornal Folha de Coqueiros como ARTIGO com o título de "O alerta de Rónai".  Na publicação impressa de Maio/Junho de 2012. Ano XVI nº 152.
www.folhadecoqueiros.com.br

E se ficou com vontade de ler mais sobre o assunto lá vai:
http://livrocaiunarede.blogspot.com.br

2 comentários:

M. disse...

Dê, você arrasa, sempre! Teus textos só reiteram a minha crescente admiração por você, amiga. Parabéns!

andressacf disse...

Que amor, Mi ! Você que é demais !!!

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...