terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

É possível questionar?

O pensamento desconcertante me fez questionar sem critérios.
Por que “reality show” são campeões de audiência se imbecilizam tanto?
Por que tem gente que só se acha gente exibindo uma marca?
Por que a Educação ainda não é um direito fundamental?
Por que a leitura não é um hábito?
Por que escola particular tem fama de ser melhor?
Por que dizem que falta qualidade e seriedade na Escola pública?
Por que uns trabalham tanto para ganhar quase nada e outros trabalham tão pouco e ganham o suficiente para comprar tudo?
Por que se espera tanto na fila por atendimento na saúde se esta é um direito e um dever do Estado?
Por que paga-se tanto imposto e se está exposto a violência crescente?
Por que crianças ainda “geram” crianças?
Por que as praias brasileiras e lugares turísticos não são acessíveis ao próprio povo?
Por que a maioria fica imersa na passividade?
Seria possível tudo mudar? Ser cidadão de verdade?
Por que ninguém (ou quase ninguém) questiona nada?
Indago-me. Ainda não consegui estabelecer respostas.
Por que é tão difícil?
Por quê ?

Andressa da Costa Farias

9 comentários:

Letícia Costa disse...

Acho que a resposta para tantos porquês está em vermos que nem tudo que é ético para nós, é para os outros...Infelizmente o que é absurdo para mim, pode não ser para ti, e vice-versa. Por isso muitas vezes defendemos causas "sozinhos". Mas saiba que compartilho destas tuas questões.
Beijão prima!

Unknown disse...

Respondi uma a uma
não se ofenda

1 -tambem não assito, mas algumas pessoas gostam, o que q tem? programas imbecis são com sentimentos tidos como imbecis, alguns gostam de apreciar outros não, entender é questão de respeito eu acho, agora se é massifica isso não existe mais tudo mundo pode escolher o que ver e não ver, a massificação de hj é insistir nesse papo de massificação q não existe :)
2 - por que é bom estar em dia com seu trato social, ninguem quer andar mulambo, com uma roupa de sempre sem graça, todo mundo quer ter destaque, normal, hehehe
3 - bahh isso vem desda colonia eu acho né, tipo uns com mais outros com mesno, mas assim, tu mesma fez sempree faculdade publica né? tipo... foi atras né? e ta ae heheheh
4 - pra mim é, e eu emsmo posso afirmar que incentiveis uns 5 amigos a serem leitores assiduos
5 - não sei tambem, derrepente por que os professores ganham mais, ou não apanham heh ou não tem gangue ou bondes nas portas dos colégios, algo a ver com economia...
6 - novamente economia...
7 - hum essa eu passo.
8 - por que isto é brasil, ex colonia de europeus ficamos em baixo do mapa, nossas lideranças ainda carregam no dns sangue de europeu, pode conferir.
9 - ssss zzzzzz
10 - isso eu ja acho q é natural, informação desenfreada, e tem mta gente de 16 anos que é mais responsavel que mtos de 30 efeito do seculo.
11 - eu já fui, não tinha dinheiro mas fui, e conheço mta gente que foi, quem quer faz eu crio assim.
12 - pela mesma razão que fazem tantas perguntas... MEDOOOO
13 - sim, somos humanos, cidadão é um conceito da gracia antiga :)
14 - pq tem neguinho que é guerreiro, que ñ tem tempo ´pra fz perguntas, pq tem filho pra sustenta, outros por puro medo outros pq ta tãããão bom já.
15 - dificil nada


marcelo_ferreira_silva@hotmail.com

andressacf disse...

Marcelo
analisando tuas respostas
nao é questao de estar mulambo, é a questao da ostentacao msm
qdo aos programas reality show, sem problemas q gostem mas q saibam tb ter dicernimento p critica, coisa q a maioria nao tem
fazer facul publica tb nao foi questao so de ir atras, sim tb de oportunidade q nem sempre é oferecida para todos
incentivar a ler nao é garantia de ato consumado
apesar de ser importante
a questao da escola vai mais fundo, nao é so condiçoes de trabalho e salario dos professores, é incentivo a educacao como um todo, q nao é garantia ainda... só paliativa
e por fim, nao tem como conferir o dna das lideranças e nem só culpar sangue europeu
beijo.

Unknown disse...

Que bom que retomaste a escrita. Teus leitores careciam de novas reflexões.
Acho que a resposta de tuas indagações está no fato de vivermos em um mundo capitalista, oque ao mesmo tempo que nos permite fazer escolhas como oque vestir, qual escola frequentar, em que ambiente curtir o final de semana, também expõe a triste realidade de uns com mais que outros, uns mandando e outros obedecendo, a roubalhera generalizada (e não me diga que isso acontece hoje ou só no Brasil). Acredito que não nos resta muito além de viver éticamente, dentro dos moldes de correção que nos foram transmitidos, fazendo assim a nossa parte.

Anônimo disse...

Minhas respostas:

Por que “reality show” são campeões de audiência se imbecilizam tanto?

Porque a regulação sobre os meios de comunicação ainda é frágil, sem controle social. Aí eles apelam para o corpo e sexo.

Por que tem gente que só se acha gente exibindo uma marca?

Porque para o capitalismo o dinheiro vale mais que as pessoas.

Por que a Educação ainda não é um direito fundamental?

É sim, está na Constituição. Precisamos lutar para efetivá-lo.

Por que a leitura não é um hábito?

?

Por que escola particular tem fama de ser melhor?

Isso é mito. No ensino superior a pública é muito melhor. Além disso, aqueles que defendem o estado mínimo destruíram com a escola pública para possibilitar a expansão do ensino privado. Ainda hoje li uma entrevista com o Paulo Renato, atual Secretário de Educação de SP e ex-Ministro da Educação, defendendo o ensino privado e o fim da escola pública, prática que ele adotou quando Ministro.

Por que dizem que falta qualidade e seriedade na Escola pública?

Quem fala isso é porque quer acabar com a escola pública em prol do interesse do ensino privado.

Por que uns trabalham tanto para ganhar quase nada e outros trabalham tão pouco e ganham o suficiente para comprar tudo?

Princípio do capitalismo, a felicidade dos ricos depende da exploração de alguém.

Por que se espera tanto na fila por atendimento na saúde se esta é um direito e um dever do Estado?

Em parte por culpa da classe médica e por não existir verbas específicas para saúde. Defendo a volta do imposto do cheque vinculada para saúde, que seria a regulamentacão da emenda constitucional n. 29.

Por que paga-se tanto imposto e se está exposto a violência crescente?

Proporcionalmente, o pobre é o grande pagador de impostos, porque proporcional a renda dele é significativa a quantia de imposto que ele paga. A regulamentação do imposto sobre grandes fortunas, prevista na Constituição, seria um grande avanço, mas sob o discurso de que " se paga muito imposto" o DEM/PSDB nao a aprovou recentemente no Senado.

Por que crianças ainda “geram” crianças?

?

Por que as praias brasileiras e lugares turísticos não são acessíveis ao próprio povo?

...

Por que a maioria fica imersa na passividade?

Outro mito. Darcy Ribeiro fala muito sobre esse mito em "Povo Brasileiro". Agora de noite jantei com um amigo, do interior do Rio Grande do Sul, interior do interior que, depois de batalhar muito na vida, chegou a um curso de doutorado na UFRGS e está vindo morar em POA. O povo brasileiro batalha pra caramba, sofre, batalha, se supera. O problema é que as elites massacram a menor manifestação democrática.

Seria possível tudo mudar? Ser cidadão de verdade?

O que é ser cidadão de verdade?

Por que ninguém (ou quase ninguém) questiona nada?

Como isso, esse blogue já é questionador...

Indago-me. Ainda não consegui estabelecer respostas.

Por que é tão difícil?
Por quê ?

Acho que devemos nos organizar, porque as mudanças só acontecem com o empenho coletivo. Além disso, nossas pequenas contribuições diária podem contribuir para um mundo melhor.

Abraçao, Thomáz.

Vivian Weiers Garcia disse...

Proofª eu queria saber qual o seu email para contato ou orkut sou aluna do colégio Melão onde vc dá aula na minha sala a tarde (sala 505-)onde vc é nossa regente!!!! beijãoo te adooroo

Jânio Lima disse...

Minha cara Andressa o sistema que rege não só o Brasil mais o mundo inteiro é deteriorado, mataram a etica e a moral, levantaram a imbecilidad e, a imoralidade, a ignorância, não existe ninguem caaz de mudar isso eu te garanto, pois o ser humano tem a capacidade de nao cumprirem regras, conceitos veridicos, o que fazem é simplesmente apegarem-se a conceitos antigos. estaremos sempre a nós quetionar o por que. Abraços excelente texto.

fabiane disse...

oi Andressa, aqui é Fabiane, prima das tuas primas...Adorei o texto sobre a indiazinha Angélica, me tocou profundamente. Em Sta maria também há índios no calçadão seguidamente. A pobreza e a simplicidade desses seres humanos sempre chamaram a minha atenção. Bela mensagem a tua. Beijos!!

Lindsay e Thatyana disse...

Oi andressa eu era antiga aluna sua amei esse texto e os outros tambem. Quer seguir meu blog é w.w.w.Lindsayethatyana2010.blogspot.com.

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...