segunda-feira, 10 de março de 2008

Uso das tecnologias pelo professor

Tenho refletido muito sobre a prática docente num contexto de sociedade da informação a que estamos imersos. Tal pensamento me levou a cogitar algumas hipóteses que tenho observado no exercício da profissão de professora. Infelizmente poucos profissionais do ensino usam a internet e as tecnologias para difundir conhecimento ou simplesmente para compartilhar angústias ou práticas pedagógicas. Uma realidade lastimável uma vez que as tecnologias permeiam o mundo que vivemos seja através dos computadores, ipod, telefones móveis, etc. Os alunos dominam com facilidade. Por que , por-exemplo, o professor não se utliza de listas de discussão para expor suas idéias, suas práticas de ensino de sucesso, seus fracassos ou angústias ? Por que não lança mão de tais aparatos para fazer do ciberspaço um lugar para discussão LIVRE e SEM PRECONCEITOS sobre a realidade escolar vigente ? Muitas respostas podem ser cogitadas: falta de preparo tecnológico, falta de tempo, sobrecarga de trabalho ou simplesmente preguiça de ler e digitar. Todavia, acredito que se os professores se utilizassem da tecnologia para compartilhar informações, conhecimentos e discussão pedagógica o trabalho do grupo como um todo seria imensamente enriquecido o que imprimiria maior qualidade ao trabalho docente. Os professores deveriam perceber as potencialidades das tecnologias em rede para se fazerem "ouvidos" ou "lidos" através do ciberespaço. Seria o início da construção de uma nova perspectiva de educação, com maior qualidade. O professor é um dos maiores agentes do processo educativo como um todo e não deve abrir mão de nenhum recurso para fazer uma educação cada vez melhor.

Andressa da Costa Farias
cientista social e professora de Português

** Texto publicado no jornal A RAZÃO em Santa Maria-RS no dia 17/03/2008

Um comentário:

Lucélia disse...

Nossa Colega,
Só textos Feras.
Sério, os seus textos são muito interessantes.Deveria publicar não só em jornais mas também em revistas de grande circulação.
Esse texto sobre a tecnologia, por exemplo, poderia ser transformado em um belo artigo da revista Escola do mês que vem.
Mas sabe, vejo que a maior tecnologia que não só o professor mas o ser humano tem que mudar é a sua própria mente que, muitas vezes, só tenta lucrar com as dificuldades dos outros.

  Cadê meu pai?                  O dia dos pais se aproxima e foi inevitável me dar conta da ausência do meu pai aqui. Será o primeiro Dia d...